.
0

Música Gaúcha e a relação arte x dinheiro

 O post provavelmente tome rumos em que assuntos econômicos se estendam, mas sem hipocrisias, todo músico quer viver do seu trabalho, e todo trabalho deve-se ter merecidamente retorno financeiro, essa é a história da vida de vários músicos fantásticos espalhados por todo o mundo, se você é um deles, bem vindo ao clube.

 Não é de hoje que grandes bandas surgem no Rio Grande do Sul, tanto do cenário "underground" quanto do "mainstream". (Como exemplo podemos citar as bandas "Ponto Nulo no Céu", "Fresno", "Apanhador Só", "Krisiun", "Hangar", "Prólogo", dentre várias outras nos mais diversificados estilos). A pergunta é: "Se o Rio Grande do Sul é berço de grandes bandas, qual seria o motivo destas migrarem, quase como regra, para São Paulo?"
 A resposta é uma só, o Rio Grande consome as bandas que produz, é como se um país tivesse o seu mercado interno aquecido de tal forma que não necessitasse de exportar ou importar produtos. A nível estadual as bandas podem se tornar "famosas" e lotar casas de shows, mas não é o suficiente para manter um músico/banda, que é o sonho de todo artista. 
 Em qualquer área que se atue São Paulo é um bom negócio, tem um PIB elevado, uma população grande e que consome os mais diferentes tipos de cultura, além de ser o motor econômico do país, é também onde se encontram as maiores gravadoras dos mais diferentes nichos mercadológicos. 
 Certo dia fui abordado por uma pessoa que viveu os anos 80 e me falou que não se produzem mais bandas como antigamente, mostrei-lhe algumas bandas do Rio Grande do Sul pouco conhecidas e calei a boca do cidadão por alguns minutos, até que ele disse: "Mas elas não estão no auge e nem na mídia". Creio que cada banda tem o seu momento de maturidade para ou desistir ou migrar, e para a nossa alegria, várias bandas migraram e ganharam o mundo.
 Um conselho, não importa o ramo do seu "negócio", procure os melhores lugares para o crescimento do seu trabalho, você é artista, mas isso não te dá o direito de não pensar na sua carreira profissional como tal, quer trabalhar e ganhar dinheiro com arte? Seja profissional e foque nos seus objetivos pessoais.

Álisson Bonsuet.

0 comentários:

Postar um comentário

A Equipe Undergroundão agradece sua opinião,volte sempre \m/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...